Não sei o que é que acontece na pausa para cigarro…

pausa

…porque não fumo. Mas parece que ando lê-las há muito tempo, porque acontecem maravilhas por lá.

Não sei se já repararam, mas cada vez que o grupinho de fumadores volta da pausa, parece que veio da abraçoterapia. Não sei se é pelo facto de estarem confinados a 5 minutos seguidos de convivência, se é o próprio cigarro a promover o bacanismo no local de trabalho. Sei que voltam todos íntimos e fofos, chefes e subordinados, cheios de cumplicidade e private jokes. Convidam-se para jantar e mandam-se pistolinhas com as mãos, porque o que acontece no cigarro fica no cigarro. Enquanto nós, não fumadores, viramos gordinho do recreio.

Já testemunhei, com estes olhos que a terra há-de comer mas preferia que não comesse já: dois colegas arqui-inimigos, no momento em que colocaram o night na boca, ficaram buddies. O cigarrinho foi o mergulho imediato no eu-cá-tu-lá – arranjas-me um, tens isqueiro, ah ah,  só não tenho pulmão – e ficaram ali a privar sobre a nicotinagem, e o facto de terem mau-hálito e menor esperança de vida.

Mas a coisa não fica por aí. Lá em baixo, parece que há uma espécie de portal mágico para a boa-vontade profissional. Tudo o que é preciso é um desabafo sentido, uma fofoca das boas, o timing perfeito e uma dose final de lambe-botismo – tudo entre uma baforada e outra – e voilá, pessoas promovem pessoas. Juro-vos. Já houve relatos de pessoas que foram à pausa júniores e voltaram da pausa séniores! E depois dão a desculpa do networking, muito embora seja “not-working” (e olha que belo trocadilho).

Se é para isso, não me importava de varrer um volume de SG Ventil. Para quê ter pulmões saudáveis se nunca vamos ser chefes?

Temos de estar conscientes desta ameaça. E porque a Bumba é amiga, aqui ficam algumas soluções para este flagelo no local de trabalho:

pipa de água

cigarro electronico

slices of carrot

Nota de rodabumba: tudo isto é uma brincadeira. Façam o favor de não me levar a sério… é sexta-feira, caramba 🙂

Anúncios

One Comment Add yours

  1. O grande problema surge quando estamos no nosso primeiro dia de trabalho e somos a única pessoa que não fuma… Oh meu Deus! Mas o que é que vamos fazer na pausa? Para onde é que vamos? Com quem vamos criar networking? (Eu também não sou das que sacrifica um pulmão… ou os dois).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s