10 tipos de livros que devíamos usar para limpar o befe

images

1. Os livros que trazem brindes. Livro que vem com brinde é cócó de pássaro. O brinde está para o livro como a lancheira grátis está para os 6 iogurtes: é feitiçaria comercial. Estou convencida de que se vendessem a Anna Karenina com uma sacola de praia a própria narrativa sofria uma mutação, ficava mais corriqueira, mais varina de chinelo-no-dedo. Já não era na Rússia czarista mas no Bairro da Boavista, e a Ana era Karina.

2. Os livros que se prostituem pelo sucesso. Os que fundem os ingredientes dos best-sellers num só romance delicodoce, como aqueles com vampiros a brincar ao tau-tau, 50% Twilight 50% Sombras de Grey. Ao vampiro mais maroto botam-lhe uma cicatriz em forma de raio no membro viril.

image (1)

3. Os livros da gama Jet-7 sobrevive a cenas ou Jet-7 cozinha cenas. (não saberia por onde começar)

4Os livros sobre parentes e relacionados de Salazar. Não sobra nenhum resquício biográfico da vida de Salazar que não tenha sido romanceado vezes mil.  Há um livro sobre as amantes de Salazar. Outro sobre o seu nariz adunco, e a relação dura com o lenço de assoar. Outro sobre a cadeira da qual caiu, escrita na primeira pessoa pela própria (a cadeira).

5. Os livros do Nicholas Sparks. Porque metem doença terminal, sempre.

dalia

6. Os livros da Nora Roberts. Porque não existem no mundo sinónimos suficientes para lânguido e meloso. E porque para escolher os títulos a autora soma ao calhas um nome de flor e um nome de cor e o resultado são best-sellers multimilionários chamados “Dália Azul”, “Lírio Vermelho” e “Rosa Negra” . E que fosse “Urtiga Cor de Caca” – saltava para o TOP na mesma.

7. Os livros sobre dietas. Um mina de ouro, mesmo que 89% do seu conteúdo sejam tabelas de calorias.

solteiros_casados_divorciados

8. Livros dos autores de blogues-sensação. Que na prateleira dos TOP’s jazem ao lado de Mia Couto e de Agualusa – o que é coisa para aleijar a alma.

9. Clássicos portugueses em reedições com capas rosa-shock. Pessoas, Vergílio Ferreira não fica menos aborrecido com maquilhagem.

image

10. Os livros sobre a crise. Não sei onde andam durante o dia mai-lo seu espírito resolutivo, provavelmente fechados em casa a escrever muito e não resolver nada. São às centenas: visionários economistas, jornalistas e vigaristas, todos de óculos, que detêm a verdade sobre os responsáveis da crise. Dan Brown é um deles, e aposto que tem provas concretas que apontam para Maria Madalena.

Anúncios

One Comment Add yours

  1. sara seruya diz:

    Adorei a livreira bumbalhada! Sabiam usteds que a Nora Roberts até já tem um batalhão de gente aescrever para ela, julgo que apenas lhes dá uns “leitmotivs” (??) antes e vai daí eles debitam maius uma versão, com yet another flower e yet another cor, e vai daí ela na diagonal, ou nem isso dá uma espreitadela e vai daí manda para a smpre-ávida editora…? Ele há filhos e ele há enteados, nesta vida, uns com o tal rabinho para a lua, outros nem por isso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s