Mail geral: o buraco negro das empresas

Sobre um e-mail com uma proposta importante a ser enviada, viram-se para mim e dizem: “Manda para o mail geral da empresa.”

Eriçaram-se-me os pêlos dos entrefolhos nasais.

Aquilo que eu respondi foi: “OK.”

Aquilo que eu realmente queria responder era:

“Caro colega,

Qualquer um de nós já tentou mandar um e-mail para o mail geral de uma empresa grande. A diferença é que, na escola da vida, os mais sábios não esperam por resposta e os mais lorpas ficam a fazer refresh. Darwin que o diga.

Vamos por partes: existe algum funcionário cuja função se chama “geral”? Não. Conhece alguém que conheça alguém que tenha obtido resposta de um mail geral? Não. Será que, lá no fundo, alguém alguma vez acreditou que atrás de um geral@nome-da-empresa.pt existe efetivamente um ser humano a ler e-mails? Não.  Se houvesse, seria uma figura tão mítica quanto o Pai Natal ou a Fada dos Dentes.

O geral@nome-da-empresa.pt é o sítio onde os e-mails vão para morrer.  É o cemitério dos press-releases e das propostas de patrocínio. E dos CV’s também, embora normalmente tenham um mausoléu só para si, o rh@nome-da-empresa.pt. Em qualquer um a morte é lenta, porque não se lhes concede um recycle bin rápido e limpo, antes ficam a apodrecer nos não-lidos.

No meu ponto de vista, há dois possíveis destinos dos e-mails enviados para o geral:

  • Ou vão para um servidor comum, onde explodem, tipo papel amarfanhado do Inspector Gadget, que se auto-destrói depois de ler,
  • ou caem num buraco negro, e de lá não se podem mexer, sob pena de fazerem desmoronar a montanha de e-mails antigos que já lá está. Uma espécie de Micado mas com e-mails

Ir para o geral é a pior missão que um e-mail pode ter. São os cuidados paliativos da web. Tudo o que vai lá parar é considerado SPAM ou vírus. E ainda assim surgem bonitas histórias de amor, daí recebermos aqueles mails que são meio SPAM meio Trojan, que fazem o favor de nos exterminar a bonita proposta que estávamos prestes a enviar.

Portanto, se quer que a proposta seja lida, reconsidere antes de mandar para o geral.

Atenciosamente,

Bumba na Fofinha

gadget

 

Qualquer questão, favor mandar para geral@nunca-te-vou-responder.pt

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. Frederico Seruya diz:

    Mir volto a citar: http://www.youtube.com/watch?v=CPmhWCnffC4 Date: Tue, 4 Jun 2013 15:55:18 +0000 To: fred_seruya2@hotmail.com

  2. Não é verdade… Na minha empresa somos 3 com acesso, um dos quais com atenção redobrada pelo email geral e assim que chega um email é reencaminhado para as áreas devidas, garantido um prazo máximo de resposta de 15 dias!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s