Sobre um e-mail com uma proposta importante a ser enviada, viram-se para mim e dizem: “Manda para o mail geral da empresa.”
Eriçaram-se-me os pêlos dos entrefolhos nasais.
Aquilo que eu respondi foi: “OK.”
Aquilo que eu realmente queria responder era:
“Caro colega,
Qualquer um de nós já tentou mandar um e-mail para o mail geral de uma empresa grande. A diferença é que, na escola da vida, os mais sábios não esperam por resposta e os mais lorpas ficam a fazer refresh. Darwin que o diga.
Vamos por partes: existe algum funcionário cuja função se chama “geral”? Não. Conhece alguém que conheça alguém que tenha obtido resposta de um mail geral? Não. Será que, lá no fundo, alguém alguma vez acreditou que atrás de um geral@nome-da-empresa.pt existe efetivamente um ser humano a ler e-mails? Não.  Se houvesse, seria uma figura tão mÃtica quanto o Pai Natal ou a Fada dos Dentes.
O geral@nome-da-empresa.pt é o sÃtio onde os e-mails vão para morrer.  É o cemitério dos press-releases e das propostas de patrocÃnio. E dos CV’s também, embora normalmente tenham um mausoléu só para si, o rh@nome-da-empresa.pt. Em qualquer um a morte é lenta, porque não se lhes concede um recycle bin rápido e limpo, antes ficam a apodrecer nos não-lidos.
No meu ponto de vista, há dois possÃveis destinos dos e-mails enviados para o geral:
- Ou vão para um servidor comum, onde explodem, tipo papel amarfanhado do Inspector Gadget, que se auto-destrói depois de ler,
- ou caem num buraco negro, e de lá não se podem mexer, sob pena de fazerem desmoronar a montanha de e-mails antigos que já lá está. Uma espécie de Micado mas com e-mails
Ir para o geral é a pior missão que um e-mail pode ter. São os cuidados paliativos da web. Tudo o que vai lá parar é considerado SPAM ou vÃrus. E ainda assim surgem bonitas histórias de amor, daà recebermos aqueles mails que são meio SPAM meio Trojan, que fazem o favor de nos exterminar a bonita proposta que estávamos prestes a enviar.
Portanto, se quer que a proposta seja lida, reconsidere antes de mandar para o geral.
Atenciosamente,
Bumba na Fofinha
Qualquer questão, favor mandar para geral@nunca-te-vou-responder.pt
Mirí volto a citar: http://www.youtube.com/watch?v=CPmhWCnffC4 Date: Tue, 4 Jun 2013 15:55:18 +0000 To: fred_seruya2@hotmail.com
Não é verdade… Na minha empresa somos 3 com acesso, um dos quais com atenção redobrada pelo email geral e assim que chega um email é reencaminhado para as áreas devidas, garantido um prazo máximo de resposta de 15 dias!