Hoje acordei com mau feitio.

angrybird

Há quem goste de dizer aos outros que tem “mau feitio”. Com resquícios de vaidade, às vezes. É estranhamento paradoxal que essas pessoas achem que ter mau feitio nem é bem defeito, está ali no limiar das fraquezas-quase-qualidades, como aquelas falácias que usamos para desenrascar a entrevista de emprego  – “ai sou teimoso, ai sou persistente, ai sou DEMASIADO perfeccionista”.

Curiosamente, não se avisa os amigos de que se é, por exemplo, egocêntrico, rancoroso ou extremamente possessivo. Mas parece que nos tempos modernos o mau feitio é quase uma coisa aprazível de se ter. É sinónimo de possuir enormes demonstrações de carácter, uma personalidade vincada, carismática, cheia de virilidade emocional. Quem não tem mau feitio nem tem bem personalidade, é um maria-vai-com-as-outras, um sensaborão.

A essas pessoas, desculpem, mas alguém tem de dizê-lo: ninguém vos atura.

Se ter “mau feitio” é assim tão transversal,  Estaline tinha mau feitio na mesma medida que o Ferrão da Rua Sésamo, já que ambos demonstraram uma “personalidade forte” no trato com os aliados e agripinos, respectivamente.

Alegar mau feitio não significa ter perdão papal – e agora nem habemus papam – para se ser mal-disposto, temperamental e/ou sempre do contra. Vamos deixar de usar o mau feitio como bode expiatório para se ser um cretino. Ou para dar pré-avisos de que se é, na verdade, uma pessoa execrável, e lavar as mãos disso. É um uso leviano do mau feitio e um contrário impostor do bom feitio.

O bom feitio está underrated, é favor começar a mimá-lo, plamordeus.

(Desculpem, hoje acordei com mau feitio)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s